logo3

G1 - Globo - Matéria "Culinária típica da região ganha espaço em festival no Sul de Minas"

Conhecido pelo clima frio e arquitetura semelhante a de pequenas cidades europeias, o distrito pertencente a Camanducaia (MG) tem se destacado nos últimos anos pela sua culinária, que mistura produtos locais a influências do mundo todo. Aproveitando esse aspecto da cozinha local, o festival de gastronomia deste ano aposta no tema "Sabores da Terra".

As atividades vão além dos pratos especiais criados exclusivamente para a data. Durante duas semanas, moradores e turistas participam de palestras e workshops, que procuram resgatar tradições e colocar em discussão temas importantes para o desenvolvimento da culinária local, como os cuidados com a qualidade e o preparo dos alimentos e a valorização dos costumes.

Reiventando na tradição
O festival é ainda uma oportunidade para se surpreender até com uma iguaria aparentemente trivial para os mineiros. No restaurante administrado por Leandro Schultz, ele e a esposa Aparecida Pereira Lemos optaram por apostar em 2015 em uma generosa porção de leitão à pururuca.

 "Eu gosto de fartura e não tinha visto nada parecido entre os participantes, que costumam adotar técnicas das cozinhas francesa e italiana. Resolvemos colocar no cardápio esse leitão à pururuca, que exige todo um cuidado durante o preparo", diz Schultz.

Servido com tutu, ovo, calabresa, couve e torresmo, o prato se diferencia pela leveza em comparação às receitas tradicionais. "Parece comum, mas não é. O leitão precisa ter uma camada de gordura mais fina", conta.

g1b

"É uma carne que precisa ficar no tempero por 24h, ser pré-cozida e congelada na sequência, para depois pururucar", revela Schultz, certo de que o desafio está cumprido cada vez que um cliente entra e quer experimentar o prato do festival.

Fonte: G1 - Sul de Minas

O Villa Amarela

 Avenida da Fazenda, 10
Monte Verde - MG
(035) 3438-2460
contato@villaamarela.com.br

Temos 19 visitantes e Nenhum membro online

Horário de Funcionamento

Terça á Sexta = 00:00 a 00:00

Sábado e Domingo = 00:00 a 00:00


Aceitamos:

Nos avalie no TripAdvisor

Curta nossa Página