logo3

G1 - Globo - Matéria "Chocolate de pinhão é novidade no festival de Monte Verde"

g1

Quem passa por Monte Verde (MG) durante a primeira quinzena de abril é tomado por cores, cheiros e sabores que encantam e aquecem. O início do outono é a época de experiências nas cozinhas do distrito de Camanducaia (MG) para o Festival Gastronômico. Entre as delícias na mesa, o chocolate de pinhão.

O pinhão é uma semente da araucária, árvore abundante no Sul do país, em algumas partes do Estado de São Paulo e no Sul de Minas Gerais. Ele é rico em minerais, previne a anemia, fornece energia e funciona como antioxidante. Normalmente é cozido para o consumo, mas em Monte Verde é comum o seu emprego em uma grande variedade de pratos, da culinária tradicionalmente mineira à alta gastronomia.

Valorizando tradições

A Casa da Gastronomia é uma  tentativa de reforçar uma característica que tem tornado cada vez mais atrativo o distrito: a valorização da culinária mineira por meio de receitas criativas com uso de produtos locais. De petiscos a refeições completas, o toque de quem é apaixonado por cozinhar e pelos hábitos de criar e cultivar alimentos que vão muito além dos pinhões que caem das araucárias.

Festival de Gastronomia movimenta restaurantes e hotéis em Monte Verde

Já Leandro Schultz aposta na cozinha rústica de Minas Gerais para ganhar o paladar dos turistas. "O combo mineiro é a estrela deste ano, com o que tem de melhor: carne na lata, leitão à pururuca, torresmo, tutu, linguiça, ovo, couve e banana acompanhados de arroz branco", diz com orgulho, mostrando o prato preparado pela esposa Aparecida Pereira Lemos. Mais de 10h de dedicação apenas a essa iguaria.

g1a

 

"A marca do festival é deixar evidente o que Monte Verde pode oferecer o ano todo, que é esse sabor, esse clima. Temos a comida, temos as cervejarias, o vinho, uma natureza que é linda e acho que por isso vem crescendo em atividades e em número de apoiadores", diz Tiago Mentor, um dos organizadores.

Neste ano, o Festival Gastronômico de Monte Verde conta com pratos de 35 restaurantes e 93 patrocinadores, entre empresas, associações e entidades. Para o jantar que antecipou a abertura do evento aos turistas, no dia 31 de março, todos os ingredientes dos pratos servidos foram doados e tanto o trabalho dos chefs quanto do serviço de cozinha e atendimento foi voluntário, possibilitando que a renda das refeições fosse revertida ao Canil de Camanducaia, que precisa de reformas.

g1b2

Fonte: G1 Sul de Minas

O Villa Amarela

 Avenida da Fazenda, 10
Monte Verde - MG
(035) 3438-2460
contato@villaamarela.com.br

Temos 18 visitantes e Nenhum membro online

Horário de Funcionamento

Terça á Sexta = 00:00 a 00:00

Sábado e Domingo = 00:00 a 00:00


Aceitamos:

Nos avalie no TripAdvisor

Curta nossa Página